A reabilitação oral visa restabelecer a função mastigatória, estética e fonética, com o objetivo da reconstrução dos dentes destruídos e substituição da falta dentária. A reabilitação oral é feita através de próteses removíveis e/ou próteses fixas.
Nas próteses removíveis, o paciente retira a prótese sempre que quiser, podendo estas ser em acrílico, esqueléticas ou nylon.
As próteses acrílicas são efectuadas em resina acrílica. Podem ser totais ou parciais. Este tipo de prótese dentária assenta na mucosa da área desdentada da boca.
As próteses esqueléticas, são constituídas por uma base metálica apresentando ganchos metálicos para retenção da mesma. Este tipo de prótese vai buscar suporte e retenção nos dentes existentes na cavidade oral, em algumas situações esse suporte vai se partilhado com a mucosa da área desdentada.
As próteses de nylon são efectuadas à base de nylon termoplástico biocompatível. É um material translúcido, que permite mimetização com a gengiva natural do paciente, tornando-se muito estética, flexível e leve.
As próteses fixas, são constituídas por coroas, pontes , próteses parciais ou totais sobre implantes. As coroas destinam-se a reconstruir a coroa natural do dente, logo tem que existir a raíz dentária à qual a coroa é cimentada.As pontes são destinadas a substituir um ou mais dentes apoiando-se nos dentes adjacentes.
As próteses totais ou parciais sobre implantes, substituem as várias peças dentárias inexistentes na cavidade oral.
ClidentSA